A obra Fammi Girare está exposta na Casa Mineira em São Paulo

November 5, 2008
Fammi Girare na Exposição de arquitetura na Casa Mineira - SP

Fammi Girare na exposição de arquitetura na Casa Mineira - SP

Fammi Girare na Exposição de arquitetura na Casa Mineira - SP

Fammi Girare na exposição de arquitetura na Casa Mineira - SP

Fammi Girare | detalhes da Obra. Tela. Pintura em tinta acrilica - 100cm x 70cm

Fammi Girare | detalhes da Obra. Pintura em tinta acrílica - 100cm x 70cm

Fammi Girare | detalhes da Obra. Tela. Pintura em tinta acrilica - 100cm x 70cm

Fammi Girare | detalhes da Obra. Pintura em tinta acrílica - 100cm x 70cm

Fammi Girare | detalhes da Obra. Tela. Pintura em tinta acrilica - 100cm x 70cm

Fammi Girare | detalhes da Obra. Pintura em tinta acrílica - 100cm x 70cm

A Casa Mineira recebe até o primeiro semestre de 2009 uma exposição de arquitetura e decoração que acontece nos ambientes da casa. Vários arquitetos foram convidados pra participar deste evento e um grande amigo, o arquiteto Renato Salles me convidou há uns três meses atrás para criar uma obra para seu ambiente. Pois bem, toda dança e poesia da criação vocês já acompanharam por aqui com cada traço meu.

A novidade é que ainda não tinha ido ver o ambiente! Resolvi numa tarde dar uma passada por lá para conhecer o espaço. Estava curioso para sentir como estaria a sinergia entre meu traço e o ambiente decorado. O que vi, gostei bastante! Fiquei muito satisfeito ao ver como o quadro se integrava ao todo, suas curvas e movimentos acompanhavam como em dança, as curvas sinuosas dos móveis, construindo um diálogo rico e energético.

Saí de lá com um sorriso no rosto e uma pergunta na cabeça! Deixa colocar pra vocês. Ao ver o quadro tão integrado no ambiente, me perguntei como e quando o artista sabe ou sente que uma obra está pronta? Me peguei me perguntando sobre isso durante todo o caminho de volta pra casa. Seria no momento em que ele recebe o sopro da inspiração em sua mente e consegue, ainda que na tela mental, já ver holograficamente a futura obra? Ou quando, depois de muitos desenhos, pinceladas e banhos de tinta, sente que a obra não necessida de mais nenhum interferência humana e já está pronta para nascer?

Pra mim, muitas vezes tenho o sentimento de conclusão de uma obra ainda em seu estado de pré-desenho. Naquele exato momento quando desperta a fagulha no meu coração e ela aparece resplandecente na minha mente. Eu falo pra mim mesmo “- Eis aqui a minha próxima obra!”. A sensação é quase sinestésica, mas me acompanha por todo o processo, até conseguir trazê-la para o plano físico. É engraçado como o é elástico o conceito de tempo-espaço na cabeça de um artista. Mas isso é papo para se ter ao longo da noite, no meio de risadas, chocolates, bons amigos e garrafas de vinho. Muitas delas!

E para quem quiser dá uma passada lá pra vê-lo de perto, anota aí o endereço:

Casa Mineira
Rua Itápolis, 1851
Pacaembú – São Paulo

4 Responses to “A obra Fammi Girare está exposta na Casa Mineira em São Paulo”


  1. Nossa Geo, essa pintura ficou foda!!! me lembra um ventre. E sobre o restaurante te levo sim!!! vai ser um prazer mesmo te levar. Falando nisso, quando que tu vem pra recife?

  2. Giselle Says:

    Esse meu amigo artista é muito chic!
    Quando esse seu amigo aí de cima te levar num restaurante de Recife me avisa q quero ir junto!🙂

    Bjocas e sucesso (ainda mais!)
    Gi

  3. nathalie Says:

    GeO… ainda acho que vamos fazer uma obra muito bela… that little book dans le style Petit Prince… des illustrations des aventures planetaires d’une Petite Princesse… ;} bises, nat

  4. ilka porto Says:

    Georgito, baby! Que trabalho lindo! Que orgulho! E vc postou tudo isso no dia do meu aniversário. Foi um presente, né? =) Continue assim presenteando o universo com sua existência e sua arte. bjs felizes


Leave a Reply

